O consumo de podcasts no Brasil vem aumentado muito nos últimos tempos, assim como os conteúdos de mídia em geral disponíveis via internet. A popularização dos smartphones contribuiu em grande escala para esse crescimento, pois os aparelhos permitem que o usuário escute um podcast onde quer que esteja.
Podcasts são conteúdos gravados de áudio onde pessoas debatem sobre algum assunto, dos mais variados possíveis. O arquivo gerado é colocado à disposição dos ouvintes em alguma plataforma, que são chamadas agregadores de podcasts. No ano de 2019, o aplicativo Deezer, um dos agregadores mais populares para podcast, verificou um aumento da ordem 67% no consumo deste tipo de mídia, com usuários ouvindo 1h de podcasts por dia no Brasil. Em 2020, com a pandemia, o volume de buscas cresceu mais ainda devido ao cancelamento de eventos e shows e a vontade do público de ter acesso a este tipo de conteúdo.
É possível encontrar podcasts dos mais diversos assuntos: esportes, política, humor, história, ciência, meditação... a lista é interminável e democrática. Para escutar um podcast, basta baixar um dos aplicativos ou mesmo escutar via web. As opções também são inúmeras, pagos ou gratuitos, sendo mais conhecidos o Spotify, Google Podcasts, Deezer, SoundCloud, Apple Podcasts e Castbox. Daí é só navegar no aplicativo e escolher seus assuntos favoritos.
Hoje em dia já é possível faturar com a produção de podcasts. Uma das formas mais populares é arrecadar com a veiculação de publicidade durante os programas, da mesma forma que acontece nas rádios tradicionais. Também é possível monetizar o conteúdo através da quantidade de visualizações ou mesmo conseguir que a base de ouvintes contribua, tipo um crowdfunding.
Os podcasts podem ser uma ótima estratégia de marketing para empresas, seja pelo áudio marketing ou como meio de comunicação. É um formato simples de mídia, que pode atingir grandes públicos. Se for feito com a segmentação correta, tem potencial para trazer ótimos resultados.
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