Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos desenvolveram um algoritmo que, segundo os experimentos, consegue identificar fake news, com 96% de precisão.
Ainda em fase experimental, a plataforma é um Projeto do Mestrado Profissional em Ciência de Dados, da disciplina de Probabilidade e Estatística, com direção dos doutorandos Marcos Jardel Henrique e Daniel Camilo Fuentes Guzmán, sob a coordenação do professor Francisco Louzada Neto e execução dos acadêmicos Davi Keglevich Neiva, Rhenan Queiroz, Gilsiley Henrique Darú, Luiz Guilherme Giordani e Vitor Buzinaro.
A ferramenta tem por objetivo a realização de uma análise concreta, feita por meio de inteligência artificial, à avaliação subjetiva que as pessoas fazem quando avaliam a veracidade de um texto jornalístico.
O método de consulta da veracidade da notícia é feito através do site Detector de FAKENEWS Versão 1.03, basta colar um trecho do conteúdo em "Texto para Verificação" e clicar no botão "Verificar". O classificador é realizado com base em informações estatísticas e treinado artificialmente com um banco de dados da USP, que contém cadastradas mais de 100 mil notícias, sendo 50% falsas e 50% verdadeiras.
“Identificamos palavras, expressões e estruturas comuns em notícias falsas. O texto mentiroso c
ostuma apelar para a emoção do leitor, é opinativo e carrega um tom de urgência. Esses padrões, junto com algumas palavras que costumam sempre aparecer em textos enganosos, são os sinais que o computador localiza e classifica”, detalhou o coordenador do projeto, Francisco Louzada.
"Nós colocamos os modelos para analisar mais de 100 mil notícias publicadas nos últimos cinco anos. Depois, confrontamos a plataforma com uma base de textos com informações falsas ou ve
rdadeiras", continuou Louzada.
Após a finalização dos primeiros testes, a ferramenta continuará recebendo constantes atualizações e melhorias, especialmente durante as eleições marcadas para outubro de 2022, até porque as notícias falsas se adaptam e mudam com o passar do tempo.
O Detector de FAKENEWS Versão 1.03 é um grande avanço da pesquisa científica brasileira e de extrema importância no combate de informações falsas.
Para continuar atualizada e atualizado, não perca nenhum post do nosso blog!
Comments