Por Vicente Coelho*
Campanhas digitais são ações estratégicas voltadas para o meio on-line, a fim de impactar usuários distribuídos em diversos ambientes, como redes sociais, e-mail marketing, redes de pesquisas, sites e aplicativos afiliados a ferramentas de busca como Google, Bing etc. Nos últimos tempos, as campanhas mais usadas são feitas em redes sociais e buscadores, em especial o Google, justamente porque esses ambientes concentram uma presença muito forte de usuários digitais.
Alcançando o sucesso
Há vários fatores que são muito importantes para o sucesso de uma campanha, mas esta lista simples de medidas já adianta (e muito) o caminho para se alcançar o objetivo final de uma campanha:
- Um planejamento sólido
- Estratégia de conteúdo
- Boa segmentação de público
- Boa escolha de canais
- Acompanhamento e otimização constante de palavras-chave
- Investimento bem direcionado
Todos esses itens são muito importantes para o sucesso de uma campanha, e um complementa o outro. A segmentação serve para que você se certifique que sua campanha chegue ao grupo de usuários que você quer atingir, trabalhando mais intimamente com a gestão e otimização de termos-chave, visto que essa segmentação pode ser feita por termos de busca ou perfis que são criados pelas plataformas. Um conteúdo atrativo e pertinente é o fator que prenderá a atenção do usuário e fará com que ele clique no seu anúncio. E um investimento que corresponda às expectativas da campanha garante que ela rode sem sobressaltos pelo tempo desejado. Todas essas ações precisam ser planejadas previamente e, é claro, a campanha precisa ser monitorada para que a estratégia seja ajustada constantemente conforme as interações que vamos observando com o tempo. E o que é o sucesso de uma campanha? Para mim, é alcançar os objetivos pré-definidos no início da campanha, atingindo as metas traçadas no momento da estratégia.
Valorize o profissional
Talvez você já tenha ouvido por aí algo do tipo "Mas eu acho que fazer campanha no Google qualquer um pode fazer, a ferramenta tá lá aberta, qual é a diferença de fazer com um profissional?", mas a verdade é que só um profissional consegue avaliar a ferramenta de forma precisa, conhece todo o fluxo do serviço e sabe resolver com exatidão situações que uma pessoa que não tem usabilidade com a ferramenta não conseguiria. Além disso, com a experiência vem a base para direcionar e melhorar a campanha usando todos os artifícios que o Google, o Instagram, o Youtube etc. têm a oferecer.
Planejando uma campanha
Se você está pensando em começar uma campanha on-line, antes de qualquer coisa você precisa conhecer o seu mercado e a força da sua marca nele. Qual tipo de serviço ou produto é mais buscado dentro do que você oferece? Use isso como gancho para trazer consumidores e despertar o interesse deles em conhecer tudo o que você tem a vender. Além disso, vale estudar o seu site e ver qual ambiente nele tem mais acessos e quais palavras trazem mais visitantes. Isso ajuda a traçar estratégias não só de ads, mas também de SEO e conteúdo, por exemplo. Resumindo: você precisa fazer um estudo de todo o universo em que sua marca está inserida, entender como seus concorrentes estão trabalhando e, também, como as pessoas estão buscando os produtos ou serviços da sua categorias. Aqui na Nossa MINI Agência, por exemplo, usamos uma metodologia que prevê um estudo de buscas e menções da marca em todo o universo digital antes de começarmos o planejamento de qualquer campanha. É muito importante ter esse suporte de dados para a estratégia de ads.
E um lembrete: É importante sempre ter em mente que devemos trabalhar o reforço da marca, com campanhas de branding para clientes que não fazem ideia de quem você seja ou que não têm noção do escopo completo do que você oferece. ;)
*Vicente Coelho é publicitário formado pela Unigranrio e pós-graduado em Marketing Digital pela Estácio. Sua especialidade é planejar e executar estratégias de mídia digital paga, desenvolver planos de veiculação e potencializar taxas de conversão de campanhas.
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